Comparativo do custo orçado e o realizado na concretagem dos pilares de sustentação do viaduto do Despraiado, em Cuiabá - MT

O superaquecimento do mercado da construção civil por conta do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", das obras de mobilidade urbana e da Arena Pantanal em Cuiabá - MT aumentaram muito a necessidade de mão de obra qualificada e do consumo de materiais como o concreto, aço, madeira, entre outros. Este estudo tem por escopo fazer um comparativo do custo orçado e o realizado, na construção dos pilares de sustentação do viaduto do Despraido, levando em conta que o custo da mão de obra e dos insumos necessários sofreu uma majoração durante a sua execução, devido à alta demanda, tendo em vista a lei econômica da oferta e demanda, onde afirma que quanto maior for à procura de um determinado bem, maior será seu preço. Os resultados permitiram evidenciar os impactos e influências nos quesitos técnicos e financeiros da obra.

SILVA, J. B. ; VALIN JR, M. O. . Comparativo do custo orçado e o realizado na concretagem dos pilares de sustentação do viaduto do Despraiado, em Cuiabá - MT. In: 55º Congresso Brasileiro do Concreto, 2013, Gramado. Fórum Nacional de Debates sobre a Tecnologia do Concreto e seus Sistemas Construtivos, 2013.