Efeito da pavimentação asfáltica em um estacionamento de área não ocupada na UFMT - Campus Cuiabá: Simulação pelo software ENVI-met

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito na temperatura e umidade relativa do ar na simulação da construção de um estacionamento pavimentado em área não ocupada no campus Cuiabá da UFMT, por meio do software ENVI-met, subsidiando o planejamento de expansão da unidade. A metodologia consistiu das fases preparatória, abrangendo os passos necessários para aquisição de dados e informações para a preparação dos arquivos que serão simulados, a fase de simulação numérica e a fase de validação e calibração do modelo. A criação do cenário hipotético para esta simulação ocorreu em função do real planejamento da UFMT na construção dos estacionamentos dentro do campus. O cenário hipotético analisado não considerou o espaço em uso, ou seja, o estacionamento ocupado por carros, o que, provavelmente, agravaria a situação no desconforto ambiental. Concluiu-se que houve uma elevação da temperatura em até 5% e uma diminuição de aproximadamente 20% da umidade relativa do ar no ambiente. Espera-se que a utilização da modelagem com a alteração de cenários possibilite um maior conhecimento e maior conscientização da importância dos ambientes não ocupados e, quando necessário, a modelagem seja emprega como ferramenta para tomada de decisões na alteração da cobertura do solo no meio urbano.